O começo de uma vida mais saudável e mais bonita!!!!



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Óleo de cártamo, estou tomando.

Minha amiga Arondina foi a uma endocrinologista e ela passou alguns remédios manipulados e recomendou e dobrou a dose do óleo de cártamo que a nutricionista já havia passado e nestas loucuras para emagrecer que toda gordinha já passou mandei a Aron manipular pra mim os remédios também, só depois dela já ter manipulado, lembrei-me de uma coisa estou amamentando, será que posso tomar estes remédios...Assim que peguei o remédio dei pra minha irmã que é nutricionista e trabalha na ANVISA, verificar pelo rótulo se eu pudia tomar o remédio e sabe qual foi a resposta: NÃO PODIA TOMAR porque algumas substâncias passavam para o leite e era prejudicial a minha filha de apenas 1ano e 2 meses.
Mas o óleo de cártamo ela disse que eu posso tomar o único problema é que alguns fabricantes têm adicionado CLA (ácido linoleico conjugado) ilegalmente nas cápsulas de óleo de cártamo. Alguns lotes importados de óleo de cártamo já foram, inclusive, interditados pela ANVISA, pois continham mais de 70% de CLA em sua composição e por não haver comprovação da segurança e eficácia do CLA, em 2007 a ANVISA proibiu sua comercialização no Brasil. Desde então, o óleo de cártamo tem sido vendido como fonte natural de CLA, o qual era muito utilizado para auxiliar no emagrecimento, especialmente na redução da gordura corporal e aumento da massa muscular.
Cuidado com o seu uso, pois o óleo de cártamo, como citado anteriormente, é rico em ácido linoleico, o ômega-6 e este quando consumido em demasia, pode favorecer a inflamação subclínica no organismo – aquela que muitas vezes não apresenta sinais e sintomas, mas em compensação, pode desencadear sérios prejuízos à saúde como resistência insulínica, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e, inclusive, a obesidade!
Minha irmã em consulta ao documento da OMS disse que a taxa mâxima de ômega 6 é de 9%  da energia, como eu estou tomando 6 comprimidos ao dia de 1g no total de 6g e como faço uma dieta de mais ou menos 1500kcal, 9% seria 135 kgcal equivalente a 15g de omêga 6, desta forma se eu estou tomando 6g de óleo de cártamo ainda teria 9g para consumir ômega 6 nos alimentos como azeite, castanhas e outros, mas ela disse que 9g é muito que não chegaria a consumir nestes alimentos.
MAS, CONTUDO, ENTRETANTO minha irmã falou que os estudos não são suficientes para comprovar o efeito no consumo deste produto com perda de peso.
E o outro remédio tá lá em casa ela disse que não faz mal então vou tentar vender pra alguma amiga gordinha que não esteja amamentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário